20 de jun de 2011

O Jardin des Plantes e o Museu de História Natural

Era primeiro de janeiro. Perdemos a hora e estávamos super atrasados para encontrar amigos queridos que voltariam ao Brasil no dia seguinte. Fazia frio e a ansiedade era grande. Eu louca para finalmente mostrar Paris ao André e ele louco para desbravá-la.

O plano era passar o dia no Jardin des Plantes (jardim botânico), visitando as estufas e a Ménagerie (zoológico), terminando na Grande Galerie de L'Évolution do Museu de História Natural e na exposição sobre Dinossauros. O dia não estava ajudando, muito nublado e com leve garoa, mas nada iria nos impedir.



A Grande Galerie de L'Évolution é apenas uma parte do Museu de História Natural. Em outros dois prédios ficam a parte de Mineralogia/Geologia (que é muito legal, mas está fechada para restauração) e a parte de Paleontologia e Anatomia Comparada.

Chegamos pela entrada próxima à Grande Galerie, mas passamos reto apenas admirando sua beleza. Fomos direto a Ménagerie encontrar nossos amigos Pati, Larinha, Caio e Paulo. Eu nunca tinha entrado nesse jardim zoológico. Sempre tive a impressão de que seria pequeno e, por isso, não muito interessante. E como eu estava enganada. Realmente, ele é pequeno, mas com diversos animais diferentes para nós brasileiros. No Brasil não temos tanto contato com certos países asiáticos e neste zoológico haviam vários animais asiáticos que nunca tinha visto e mal tinha ouvido falar. Nos divertimos muuuito, até comida para veadinhos as crianças deram. Vejam as fotos.




Saindo do zoológico, passamos pelas estufas (Les Grandes Serres) que são super bonitas. Numa delas havia até uma caverna com pedras em um laguinho que as crianças adoraram.


A próxima parada foi o Museu de História Natural. Primeiro, vimos a exposição temporária dos dinossauros. Bem interativa e interessante. O francês não atrapalhou em nada a curiosidade das crianças.



Finalmente, visitamos a coleção permanente do Museu. O lugar é lindo, um espaço gigantesco, pé direito altíssimo e animais empalhados dispostos em fila parecendo que estão indo para a Arca de Noé rsrsrsrs




Enfim, passamos um dia delicioso, mesmo com a leve garoa, e as crianças adoraram!

O acesso ao Jardin des Plantes se dá pelas estações de metrô Austerlitz (linha 5), Censier Daubenton (linha 7) e Jussieu ou Austerlitz (linha 10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário