22 de jul. de 2009

Passeio noturno em Ushuaia

Enquanto planejava a viagem a Ushuaia eu li na internet sobre um passeio noturno com trenós puxados por huskies e snowmobiles, com jantar numa cabana em volta de uma fogueira. Na hora pensei que seria bem legal e que o André adoraria. Já saimos do Brasil certos de que teríamos que fazer o passeio e com a indicação, encontrada em pesquisas na net, de contratá-lo com a Nunatak.

Lá em Ushuaia verifiquei outras agências e todas cobravam o mesmo valor, então decidi fechar com a que havia visto na internet.

O transfer nos pegou no hotel por volta de 18h30 e fomos ao Centro Invernal Tierra Mayor. Lá nos juntamos ao restante do grupo, no total umas 20 pessoas. Nem todos pagaram pelos mesmos meios de transporte. Havia uma opção mais barata de trenós puxados por huskies e caminhada com raquetes de neve.

Eu e André fomos "designados" para irmos com o snowmobile e voltarmos no trenó. A saída foi bem organizada. Primeiro sairam aqueles com as raquetes de neve, depois os trenós e finalmente os snowmobiles. O pessoal com as raquetes seguiu direto para a cabana e já os trenós e snowmobiles passearam um pouco por um "circuito" para aproveitar melhor o transporte e não chegar tão rápido.



Infelizmente, nenhuma foto faz jus ao lugar: breu total, o céu hiper estrelado, uma lua cheia maravilhosa. Atravessamos uma planície até chegar ao ao pé das montanhas e ao início da mata.

Estacionamos os snowmobiles e caminhamos poucos metros por um caminho iluminado com tochas e encontramos nossa cabana.


Na verdade, esperava algo diferente. A cabana de toras de madeira era aberta sem teto. No centro dela, uma fogueira e em volta banco para acomodar as pessoas. Ao passar pela "porta" você descia uns degraus.

Na fogueira, espetnhos de frango e legumes era assados e o vinho quente era aquecido na panela (abaixo dos espetinhos na foto). O grupo foi encorajado a se apresentar e a conversar. Descobrimos que haviam 4 espanhóis, 2 argentinos, 1 inglês e todos os demais eram paulistas!!!

O pessoal da Nunatak tocou vilão e flauta e cantou, na sua maioria música andina, para desespero do André! Depois de ouvir o "show" de flauta, ele me disse: "mãe, nunca mais vou fazer você me ouvir tocando flauta doce ... é horrível!" hahahahaha

Para nossa sorte, um dos espanhóis era músico e tocou alguns rocks no violão. Também tivemos uma sessão de Garota de Ipanema, Leãozinho e Itapoã ...

Para o jantar, além dos espetinhos de entrada, serviram um cozido de lentilhas e paio e, como sobremesa, maças cozidas no vinho. Por último, o cozinheiro fez um café à moda local na fogueira mesmo. Horrível!!!! Pelo menos na minha opinião e na de outra paulista, uma argentina e uma espanhola ...

No final, fomos esperar que aprontassem nosso trenó e o André se plantou ao lado de um trenó para 2 pessoas, com medo de sermos colocados num para 4 pessoas. Deu certo. Pegamos um trenó sozinhos e ainda um condutor super legal.


Eu já mencionei que as fotos não mostram a beleza da noite. A lua cheia iluminava tão bem o vale que podíamos enxergar todas as montanhas nevadas ao nosso redor. Nosso condutor disse que além de ter nascido em Ushuaia, ele ia toda noite naquele vale e nunca tinha visto uma noite tão clara e lida como aquela.

Tirei essa foto da lua quando saimos da cabana, ainda em meio às árvores. Talvez vocês consigam imaginar ...


Share/Save/Bookmark

4 comentários:

  1. Vcs são doidos mesmo....
    Imaginei o gosto ruim do café na fogueira heheh!!
    Lindas fotos!!
    E uma viagem dessas, só com muita coragem messmo!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi Helio, não me lembro do valor, infelizmente. Mas lembro que não achei nenhum absurdo. O que inclui o snowmobile é mais carinho. Essa é uma viagem muito legal mesmo. Espero que consiga ir!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir