Ao invés de comprar uma excursão em ônibus ou van, optei por contratar um taxista, por um pouco mais do que pagaria pela excursão (eu e meu filho). O pessoal do hotel me indicou o taxista e negociou o valor. Assim tivemos mais liberdade e conforto.
Às 9h20 da manhã o taxista nos pegou no hotel e nos levou até a Estação de Trem para pegarmos o trem que partia às 10hs. No caminho, ele foi explicando sobre o Trem, o monte Susana e a lenda do rio Pipo.
A Terra do Fogo somente foi colonizada pela Argentina no final do século XIX porque os chilenos ameaçavam tomar conta da região. Como ninguém queria mudar-se para tal "fim de mundo" (Ushuaia é a cidade mais ao sul do mundo), a ocupação deu-se com a construção de um presídio. Os presos precisavam de lenha para aquecer o presídio nas baixas temperaturas do lugar e, então, surgiu o Trem do Fim do Mundo.
O passeio é feito no trem abaixo e a cada dia a locomotiva pode ser diferente. O passeio leva cerca de uma hora, com uma parada, chamada Estación Macarena. Uma gravação conta toda a história do presídio, da colonização do lugar, em 3 idiomas, espanhol, inglês e português. Um comentário: acho impressionante a baixa qualidade das traduções ... o português era muito sofrível!
Na única parada, descemos e pudemos observar melhor a cascata da macarena, cavalos que pastavam, a paisagem das montanhas e o cemitério das árvores. As árvores cortadas não cresceram de novo e seus olhos veem apenas tocos de troncos de árvore.
Ao final do passeio, nosso taxista nos esperava para nos levar ao Lago Roca e a Bahia Lapataia. Você tem opção de comprar o trem para a viagem de ida e volta, mas ele volta pelo extao mesmo caminho da ida. Não aconselho. Se seu tempo for apertado, eu pularia o passeio do Trem do Fim do Mundo, ao menos nessa época de inverno.
Oi Renata! Tudo beem??
ResponderExcluirEstou adorando suas postagens sobre Ushuaia.. estou indo para lá em Julho.
Me tira uma duvida, desculpa se for muito ignorante..rs
Como é esse passeio de trem? Já li duas vezes que se pode optar só pela ida. Mas e como faz para voltar?rs.. Não entendi essa parte!
Tudo bem que no seu caso, voce foi de taxi, mas e as pessoas que vão com excursão?
Beijinhos!