18 de jul. de 2009

Um passeio pelo fim do mundo

Minha idéia inicial era esquiar uns 4 dias no máximo e fazer diversos passeios na região de Ushuaia. Meu filho amou tanto esquiar que acabamos indo ao Cerro Castor 5 dias e tendo apenas um dia para passeios. Resolvi conhecer o Parque Nacional da Terra do Fogo, incluindo o Trem do Fim do Mundo e, na parte da tarde, fazer o passeio pelo Canal de Beagle. Esse é o roteiro básico.

Ao invés de comprar uma excursão em ônibus ou van, optei por contratar um taxista, por um pouco mais do que pagaria pela excursão (eu e meu filho). O pessoal do hotel me indicou o taxista e negociou o valor. Assim tivemos mais liberdade e conforto.

Às 9h20 da manhã o taxista nos pegou no hotel e nos levou até a Estação de Trem para pegarmos o trem que partia às 10hs. No caminho, ele foi explicando sobre o Trem, o monte Susana e a lenda do rio Pipo.

A Terra do Fogo somente foi colonizada pela Argentina no final do século XIX porque os chilenos ameaçavam tomar conta da região. Como ninguém queria mudar-se para tal "fim de mundo" (Ushuaia é a cidade mais ao sul do mundo), a ocupação deu-se com a construção de um presídio. Os presos precisavam de lenha para aquecer o presídio nas baixas temperaturas do lugar e, então, surgiu o Trem do Fim do Mundo.


O passeio é feito no trem abaixo e a cada dia a locomotiva pode ser diferente. O passeio leva cerca de uma hora, com uma parada, chamada Estación Macarena. Uma gravação conta toda a história do presídio, da colonização do lugar, em 3 idiomas, espanhol, inglês e português. Um comentário: acho impressionante a baixa qualidade das traduções ... o português era muito sofrível!

Na única parada, descemos e pudemos observar melhor a cascata da macarena, cavalos que pastavam, a paisagem das montanhas e o cemitério das árvores. As árvores cortadas não cresceram de novo e seus olhos veem apenas tocos de troncos de árvore.






Ao final do passeio, nosso taxista nos esperava para nos levar ao Lago Roca e a Bahia Lapataia. Você tem opção de comprar o trem para a viagem de ida e volta, mas ele volta pelo extao mesmo caminho da ida. Não aconselho. Se seu tempo for apertado, eu pularia o passeio do Trem do Fim do Mundo, ao menos nessa época de inverno.




Share/Save/Bookmark

Um comentário:

  1. Oi Renata! Tudo beem??
    Estou adorando suas postagens sobre Ushuaia.. estou indo para lá em Julho.
    Me tira uma duvida, desculpa se for muito ignorante..rs
    Como é esse passeio de trem? Já li duas vezes que se pode optar só pela ida. Mas e como faz para voltar?rs.. Não entendi essa parte!
    Tudo bem que no seu caso, voce foi de taxi, mas e as pessoas que vão com excursão?

    Beijinhos!

    ResponderExcluir