8 de jul. de 2010

Parma - uma visita ao prosciuttificio

Como não poderia deixar de ser na terra da comida, fomos conhecer uma fábrica de presunto de parma, ou um prosciuttificio. O presunto de parma não é feito em Parma propriamente dita, mas sim em Lagnhirano, um vilarejo a 20 km da cidade. A localização de Langhirano, entre montanhas baixas e uma planície cortada por um riacho, seria o grande trunfo para a qualidade do presunto.

Eu visitei um das mais, se não o mais, tradicionais prosciuttifici de Langhirano. O Pio Tosini. Não estou certa se o termo "fábrica" é realmente apropriado. A produção é, em sua maioria, artesanal. As máquinas somente são utilizadas na recepção das coxas de suínos, sua lavagem e limpeza. A partir daí, é só salgar duas vezes da forma correta e no tempo correto e deixar maturar em local apropriado pelo sal e pelos ares de Langhirano maturar o presunto. O presunto leva um ano para ficar pronto e o acompanhamento do processo é feito por profissionais super especializados que se utilizam de uma "agulha" feita de osso de cavalo. É impressionante: eles furam o presunto na camada de gordura muito rapidamente e cheiram a agulha imediatamente. Isso é feito repetidamente durante alguns segundos e sempre ao retirar a agulha, o dedo é passado por cima do buraquinho para que a gordura o vede por completo. A última etapa é a marcação a ferro do emblema da Pio Tosini no presunto.

Vejam as fotos tiradas no Pio Tosini. Não é impressionante a quantidade de coxas??? E vocês não imaginam o odor fortíssimo que sentimos durante o tour. Infelizmente, na maior parte do tempo, nada agradável.






Share/Save/Bookmark

3 comentários:

  1. Ooh looks delicious. Lucky I'm not Jewish

    ResponderExcluir
  2. It was!! I ate so much prosciutto and parmesan that had a detox diet for a couple of days after leaving Parma. Only vegetables and fruit!! Thanks for the visit!

    ResponderExcluir
  3. Ai que aflicao Re... nao sei se quero ver isto nao! Prefero o produto final:-)

    ResponderExcluir