9 de fev. de 2012

Victoria Falls - Livingstone Island - a grande aventura

Dando continuidade ao post sobre Victoria Falls (que você encontra aqui), vou contar sobre o passeio para a Livingstone Island.

David Livingstone foi um missionário escocês e explorador europeu da África, cujo desbravamento do interior do continente contribuiu para a sua colonização. Ele foi o primeiro europeu a colocar os olhos nas cataratas que eram conhecidas como Mosi oa Tunya e as renomeou por Victoria Falls em homenagem a sua rainha. Maiores detalhes sobre Livingstone você encontra aqui.

Livingstone aproximou-se das quedas pelo rio Zambezi levado pelo povo local em canoas. Eles remaram até uma ilha localizada mais ou menos na metade da extensão da catarata. Essa ilha hoje é conhecida como Livingstone Island. Foi na ilha que Livingstone avistou as quedas e disse a famosa "scenes so lovely must have been gazed upon by angels in their flight".

Vamos ao passeio, que é operado pelo Tongabezi, mas sai das margens do rio no hotel Royal Livingstone. Foi uma oportunidade para conhecermos esse hotel tão bonito. Você pega um barquinho a motor e segue na direção da catarata e do seu spray. Dá uma certa aflição ver que estamos indo em direção à queda d'água ...





Chegando na ilha recebemos um drink (horroroso!) local que seria afrodisíaco ... Fizemos um passeio a pé pela ilha (que é pequena) e fomos até a beira da catarata. Foi impressionante ficar em pé nas pedras na extremidade da catarata olhando lá para baixo!!! E cada arco-íris!!!



Daí veio a parte mais emocionante!!! Nadar numa piscina natural na extremidade da catarata!!! A piscina natural famosa é a Devil's Pool (veja um video aqui). É como uma piscina de borda infinita ... você mergulha nela!! Só que você só pode nadar na Devil's Pool quando a vazão da água está baixa. E em janeiro, apesar de ainda não ser a época de maior vazão (abril/maio), é perigoso demais em razão da força da água.

Eles dão uma alternativa à Devil's Pool: a Rock Pool. No início imaginei que seria um prêmio de consolação ... uma piscininha natural sem graça lá longe da borda ... ledo engano ... essa é mais perigosa que a Devil's Pool!! A Rock Pool é mais uma jacuzzi. Você não pode mergulhar, tem que entrar sentando. nela você fica sentada e uma pequena, mas forte, queda d'água pode te massagear ...

André entrou primeiro junto com um dos guias. A força da água era tal que o André tinha que ser seguro pelo guia ... ou a água poderia levá-lo! Eu entrei em seguida e fiquei sentada ao lado dele. Realmente, a força da água é impressionante. Quando fui mudar de lugar para sair nas fotos tive que me segurar forte. Fora o susto de ter sido mordida por peixinhos nos pés e tornozelo!!! hahahaha louca berrando na piscina!!!






A emoção é indescritível ... um desafio e tanto! Mas não é para qualquer um ... tem que ser do tipo corajoso ... Mas é uma experiência que ficará gravada pro resto da vida. E isso é o que importa, não é mesmo?

Depois da sessão jacuzzi com massagem na Rock Pool fomos até uma tenda armada na ilha para nosso café da manhã. Nos serviram suco, chá, café, scones com manteiga e geléia e eggs benedict ... delicioso!!!

Ouvi dizer que algumas pessoas contratam guais para levá-los a Livingstone Island por uma trilha na beira da catarata. Acho uma loucura completa, super perigoso! A experiência de nadar na piscina natural (qualquer uma delas) já é arriscada e emocionante, mas tentar chegar lá à pé, é demais ... nenhuma economia de dinheiro vale isso ... O passeio não é barato, custou US$ 70 por pessoa, mas também não é nada que vá te deixar pobre ... afinal, o mais caro é chegar lá e se hospedar ...

Um comentário:

  1. Re, que coisa linda!! E esta piscina na beirinha da catarata... preciso ir aí um dia :-)

    ResponderExcluir