24 de jun. de 2010

Torino - Atrações

Continuando a série de posts sobre Torino, falarei um pouco sobre o meu último passeio pela cidade. Ao deixar o Museu Egípcio (leia sobre ele aqui), fui caminhando até a Piazza Vittorio Veneto, que termina nas margens do rio Pó. O tempo não estava ajudando muito com uma garoa fininha das mais irritantes. Só que Torino é uma cidade com muitas ruas e avenidas cujas calçadas são ficam sob arcos. Assim fica mais fácil enfrentar a chuvinha ... Abaixo algumas fotos tiradas na praça Vittorio Veneto e nas marges do rio Pó.




No caminho para a Piazza avistei à esquerda a Molle Antonelliana, sede do Museu do Cinema e símbolo arquitetônico da cidade. O arquiteto de Novara, Alessandro Antonelli (daí o nome do prédio) iniciou a construção em 1863 com o intuito de abrigar uma sinagoga. Ainda durante a obra, a cidade de Torino comprou o prédio para torná-lo um monumento à unificação. A obra foi finalizada em 1889 pelo filho de Alessando, que havia falecido no ano anterior.


O museu do cinema é dedicado à sétima arte italiana, com algumas menções a filmes estrangeiros. Dois telões imensos passam montagens com trechos de filmes italianos e você se acomoda em uma das muitas poltronas hiper confortáveis. Você fica praticamente deitado vendo o telão, com um microfone acoplado e apreciando a vista da foto abaixo.




Em seu interior o vão livre chega até sua cúpula. Em 1961, por ocasião do centenário da unificação italiana, foi instalado um elevador panorâmico (renovado em 1999) que atualmente leva até o "pequeno templo" acima da cúpula. 




Lá você acessa um terraço com vista 360º da cidade. A altura total do prédio é de 167,6m. O elevador é todo em vidro, bem legal. E a vista é bem legal:








Share/Save/Bookmark

Um comentário:

  1. Olá Renata!
    Acabei de conhecer teu blog e logo me encantei com Torino. Que cidade de sonho, não! E aquele museu de cinema....incrível! Suas fotos estão lindas!!! Se quiser dar uma espiada no meu blog, será um prazer tua visita. Bjs, Bia
    www.biaviagemambiental.blogspot.com

    ResponderExcluir