9 de jun. de 2010

Zurique - Museus

Nesta passagem por Zurique visitei dois museus imperdíveis.

O primeiro deles, o Museum Rietberg, é dedicado a arte Africana, Asiática, Americana e da Oceania, sempre de civilizações/culturas antigas. A coleção é enxuta, mas muito boa. Particularmente, as coleções de arte chinesa, tibetana e africana (com máscaras fantásticas) foram as que mais me atrairam. Uma sala do museu é dedicada a máscaras suíças esculpidas no final do século XIX e início do século XX.  Essas máscaras, assustadoras em sua maioria, eram usadas no carnaval. Enquanto as adminirava só podia pensar no meu filho vendo aquilo ... ele certamente iria amar!!! Vejam um exemplo:

(imagem tirada do site do museu)

O museu vale a visita nem que seja somente por seu exterior. São três pavilhões em estilos totalmente diversos espalhados por um parque muito gostoso, o Rieterpark. O pavilhão principal, a Villa Wesendonck, é uma mansão em estilo neoclássico erguida em torno de 1850, enquanto o segundo pavilhão, onde se localiza a bilheteria, a loja, parte do acervo e o pavilhão para exposições temporárias, o Emerald Building inaugurado em 2007, tem arquitetura contemporânea. O terceiro pavilhão, o Park-Villa Rieter, parece um castelinho. Vejam as lindas fotos do lugar:






O outro museu visitado foi o Kunstshaus, o museu de arte moderna. A coleção permanente é excelente e vale a visita. Monets, Van Goghs, Munchs, Scherer, Kokoschkas, Picassos, Matisses,Klees, muuitos Giacomettis ... Se você estiver na cidade numa quarta-feira, aproveite, nesse dia a entrada é grátis. Reserve ao menos duas horas para a visita.




Share/Save/Bookmark

Um comentário:

  1. Adorei Rê, não imaginava que tivessem museus tão legais em Zurique :-) Beijos!

    ResponderExcluir