23 de jun. de 2010

Torino - Visita à exposição do Santo Sudário

Logo que marquei minha reunião em Torino comecei a procurar o que fazer na cidade. Na primeira pesquisa na internet, encontrei uma matéria sobre a exposição do Santo Sudário. Eu já havia escutado que o Duomo de Torino abrigava o Santo Sudário, mas que ele não ficava exposto. Para quem não sabe, o Santo Sudário é aquele pano que supostamente teria coberto Jesus Cristo quando ele foi retirado da cruz e que ficou marcado com o seu sangue. Torino abriga o Santo Sudário desde 1578 ... Quem quiser saber mais sobre o Sudário pode acessar este link.


Bom, decidida a visitar a exposição, a primeira coisa a fazer era reservar o dia e o horário pela internet (a exposição era free). Minha primeira impressão foi a de que a exposição não estava sendo muito procurada, pois haviam muitos horários disponíveis. E isso era estranho: uma exposição que não acontecia desde 2000, que duraria de 10 de abril a 23 de maio apenas, num país católico como a Itália ... Enfim, fiz minha reserva para 8h45 da manhã para garantir o resto do dia livre.

E eu não podia estar mais enganada!!! No dia e hora marcados me senti indo renovar meu visto americano ... Sabe como é, não? Tudo super organizado, um monte de burocracia (pro visto), agendamento de hora, etc. Na hora H você descobri que você e o resto da torcida do Corinthians foram agendados para o mesmo minuto ... e a fila é interminável!!!! Dá uma olhada na foto abaixo que mostra só uma parte das pessoas chegando e que também tinham horário agendado para 8h45 ... no fim, beeeemmmm pior que a fila do consulado americano em São Paulo .... fora a desorganização da fila ... afinal estava na Itália e não na Suíça ...

Mas valeu muuito a pena!!!

Passando pelo controle do ingresso você continuava caminhando por parte dos Jardins Reais até entrar no Duomo por uma lateral. Na metade da fila você se via em meio a ruínas romanas ... uma atração à parte. A primeira etapa da visita era um filme, muito bem feito, que explicava todos os detalhes do Sudário, com efeitos negativo no positivo que demonstravam muito bem as marcas do corpo, incluindo as feridas causadas pelos pregos e pela coroa de espinhos, e a posição do corpo. O que eu não sabia é que o pano cobria a frente e as costas, então, você percebe bem que a ferida nas costas e super compatível com a ferida na frente.

Enfim, eu sou católica, criada em colégio de freiras, rezo toda noite, etc., mas confesso não ser frequentadora de missas. Tenho minha fé, mas contesto alguns (ou vários) dos dogmas da Igreja Católica. Mas fiquei muito impressionada com o Sudário. Olha, se o pano não cobriu Jesus, cobriu alguém que morreu da mesma forma que ele ... Foi de arrepiar ...

As fotos abaixo provavelmente não fazem jus ao que vi lá in loco, mas foi o que deu pra fazer sem usar flash dentro de uma igreja escura e na distância que eu estava.





Sem a reserva você poderia entrar no Duomo normalmente e até ver o Sudário de longe, mas não teria todas as explicações do vídeo e não conseguria ver quase nada ... eu que estava na multidão com reserva não consegui chegar muito perto ... Imaginem o quão cheio estava o Duomo. No fim até desistir de visitá-lo com calma ... ficou para uma próxima visita.

Share/Save/Bookmark

Nenhum comentário:

Postar um comentário