11 de jun. de 2010

Torino - uma agradável surpresa

Torino entrou no meu roteiro simplesmente porque tinha uma reunião agendada num escritório de advocacia de uma amiga para prospecção de negócios. Como eu não conhecia a cidade, num primeiro momento achei que, ao invés de pegar o trem de Milão para um bate e volta, eu deveria passar o dia inteiro na cidade, dormir e partir na manhã seguinte. 


Conforme fui pesquisando sobre a cidade, comecei a mudar de idéia e a cogitar ficar dois dias na cidade. Foi a melhor decisão. Eu tinha uma falsa idéia de Torino ser uma cidade grande, cinza, sede da Fiat e só. Quanta desinformação!!!!


A cidade é bonita, agradável, cortada por um lindo rio rodeado de verde. Museus de primeira classe, cozinha piemontesa de primeira e muitas opções de compras.


Saí de Zurique num domingo à tarde e peguei um trem para Milão. A viagem é muito bonita cortando os Alpes, passando por Lugano e o Lago de Como. 








Em um pouco mais de 3 horas cheguei a Milão e peguei um trem para Torino. Optei por pegar um trem mais demorado (quase 2 horas de viagem), pois o trem rápido e moderno Frecciarossa (que faz a viagem em 50 min) demoraria tanto para sair que eu chegaria em Torino praticamente no mesmo horário do trem local. Entre ficar em pé na Milano Centrale lotada num domingo a noite e passar mais tempo sentada no trem, não havia dúvida de que o trem local seria uma ótima opção. 


Todas as passagens de trem podem ser facilmente compradas no site da Trenitalia ou, ainda, nas máquinas self-service espalhadas nas estações. Tudo muito fácil e rápido, com diversas opções de idiomas e formas de pagamento.


Nos próximos posts vocês descobriram porque gostei tanto de Torino.

Share/Save/Bookmark

2 comentários:

  1. Olá Renata,
    Já temos umas boas andadas pela Ítalia mas nunca fomos em Torino, agora vendo os seus posts ficamos com muita vontade de conhecer !! Fica para próxima !!
    Bjs

    ResponderExcluir

  2. Cidade bem interessante quase deixei fora do meu roteiro por pura desinformação.

    Eu não gosto de artes então torino tem os museus que procuro como:cinema,egipcio,indústria automobilística,cárcere e cesare lombroso.

    Irei dedicar uns 2 dias a esta cidade que achei muito interessante.

    ResponderExcluir